Blog do Avallone

Uma Seleção intocável

Eu era muito criança e vivia infernizando a vida do meu pai para me levar ao cinema para assistir aos faroestes. Ah, adorava os faroestes! Mas nem me lembro a razão, naquele domingo não tinha filme de mocinho contra bandido e acabei vendo uma comédia de um ator que nem conhecia, Danny Kaye. No filme. ele contava uma fábula que jamais esqueci: o da linda roupa do rei.

Na verdade, o rei estava nu. Mas todos os súditos foram avisados para que elogiassem “a linda roupa” real.  Até que um desavisado, com todo o espanto, quebrou o esquema e gritou: ”O rei está pelado!”.

E foi punido.

O que tem a ver isso com futebol? É que ao acompanhar a entrevista de Felipão, vi- como todos- a sua irritação ao ser questionado por um repórter sobre uma certa mudança na Seleção, no segundo tempo. Aproveitando a brecha o treinador para emendar: “É piada”.  Não é a primeira vez, nesta sua nova passagem pela Seleção, que Felipão perde a paciência em entrevistas coletivas. O que me leva a deduzir que é proibido perguntar em tom crítico (ora, o jornalismo) e que é sempre de bom tom dizer “Ah, que bela Seleção”, assim como era bela a roupa do rei.

Perdão, se estiver faltando com o respeito, mas a Seleção Brasileira foi a mesma coisa dos últimos tempos- com alguns lampejos no primeiro tempo- e não foi além de um empate de 2 a 2 diante da mediana Seleção da Inglaterra, no novo Maracanã. Não tem um padrão definido e nem convicções táticas. Além do que, Neymar continua a jogar muito pouco diante do que já exibiu no Santos, quando era um atacante livre, solto e endiabrado.

Ou, popstar da moda, também é proibido criticar Neymar?

Talvez seja por motivos como estes que nós, quase sempre líderes no ranking das melhores seleções, estamos beirando, agora, a vigésima colocação. Ah, se os intocáveis soubessem que até Pelé, também já foi criticado, mas que deu sua resposta nos campos, com gols e genialidade.

Este, sim, era o verdadeiro Rei. E tinha brilho em suas roupas.

 

PS. Caros internautas: informo que logo mais, no próximo post, este blog terá um novo endereço. E estaremos de “cara nova”, mas como sempre com a mesma intenção, que é a de trazer informação, opinião e tudo sobre  futebol.

Novo endereço do blog: blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br